quinta-feira, 7 de maio de 2009

LICHO: um "erro" intencional

Primeiramente gostaria de agradecer o incentivo de todos aqueles que têm acreditado neste trabalho e nos dado força para continuar. Estou procurando conciliar, apesar das dificuldades e do pouco tempo disponível, o meu trabalho como professor com as matérias do blog, então quando sempre é possível faço uma reportagem nova. Com relação à palavra lixo escrita com ch, acompanhem comigo este raciocínio:
1- observem que a frase está entre aspas, isso significa que é uma citação de outra pessoa e não necessariamente minha;
2- levando-se em consideração que a frase entre aspas foi escrita por alguém que não conhece a variedade padrão da língua portuguesa, mas mesmo assim está imbuída de um significado, que não deixou de ser compreendida por aqueles que a leram, isto é um PRECONCEITO LINGUÍSTICO;
3- portanto, o “erro” foi intencional, ou seja, o nosso objetivo foi exatamente despertar o interesse das pessoas para o problema discutido.

Para aqueles que entenderam a matéria, parabéns! OLHO VIVO. Para os que não entenderam, aqui vai o meu alerta: Leiam, estudem, interpretem para depois criticarem com fundamento.

Com relação aos que dizem que eu aderi e que estou correndo atrás do prefeito, mais um equívoco, pois, na verdade, estou em busca da notícia correta e precisa, mesmo porque não preciso disto, sou concursado, tenho meu salário e da pra eu viver. Este blog, foi feito para todos os meus conterrâneos, sejam eles pobres ou ricos, negros ou brancos, inteligentes ou medíocres.
Sou contra censura, mas diante da baixaria presente no mural do blog por parte de uma minoria que nem ao menos mostra a cara, tomei a decisão de excluí-lo. Porém, quem quiser escrever o seu comentário, o blog desde o início disponibiliza este espaço, a nossa única exigência é que revele o seu nome, faça como eu que escrevo e assino em baixo. Tenho certeza que esta decisão vai agradar aos que respeitam o nosso trabalho.
Não irei mais perder o meu tempo para esclarecer críticas sem fundamento e nem limpar a baixaria de ninguém. A todos, o meu sincero abraço.

4 comentários:

  1. “Deus não nos deu o dom da imparcialidade”. A frase é do jornalista Ancelmo Gois, colunista de O Globo e comentarista da TVE, em entrevista para o site Canal da Imprensa. Há quem acredite que a mídia não consegue ser imparcial e, no entanto, quem defenda a fiel reprodução dos fatos.
    É já evidente que na tentativa de buscar a imparcialidade e a objetividade - princípios fundamentais da profissão – deve-se sempre procurar eliminar seus “preconceitos”. Após muitos anos de discussão, os jornalistas, conseguiram formular um código explícito e formal de ética que determina o compromisso fundamental do jornalista com a verdade dos fatos, e que seu trabalho se paute pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.
    No entanto o que vejo meio a pouca experiência é um turbilhão de velhos motivos para serem especialmente contra em tudo que vêem, por que geralmente tudo cheira a falcatrua. Quando Diomedes se propôs a criar este blog acho que ele já estava comprometido com esse código de ética para que pudesse mostrar a notícia em sua essência, até mesmo porque também tem notícias boas a serem mostradas.
    O jornalismo é ele próprio um construtor da realidade, assim, é indispensável que está realidade transferida para o papel seja a mais objetiva e convicta possível.

    Sanxer

    ResponderExcluir
  2. Diomedes, uma das coisas que me fez ser sua fã é que enquanto na comunidade se perdia tempo com alguns comentários políticos que não me sentia a vontade para participar, vc publica seu blog. Este espaço tem me proporcionado momentos de reflexão e informação. Fico contente em saber que vc excluiu comentários que não proporcionava crescimento para nenhuma parte. Uma grande perda de tempo de quem não consegue pensar a não ser em politicagem e forró.
    Seu blog é o começo de uma construção que busca sair do lugar comum.
    Qualque pessoa que tentar fazer algo por OD será vista como tendo relações políticas com algum candidato por isso mesmo as pessoas perdem mais tempo discutindo a que político se está servindo, do que com a conscientização de que todos nós somos sujeitos históricos e por isso capazes de promover transformações significativas.

    Um grande abraço e parabéns
    Coquita

    ResponderExcluir
  3. Diomedes.

    A minha irma me ligou hoje para falar do seu blog, Gostei muito do seu trabalho. Keep up the good work.

    Sonalva McIntosh

    ResponderExcluir
  4. Dio,

    A minha irma me ligou hoje para falar do seu site, gostei muito do seu trabalho.

    Keep up the good work.
    Sonalva McIntosh

    ResponderExcluir