quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cruzeiro Santo





O Cruzeiro foi o principal ponto turístico da Vila e cidade de Olho D’Água no ontem. Construído sobre uma pedra numa altura de 40m na Rua Isidro de Almeida Costa, feito de barro e tijolo, caiado, modelo oratório, com uma pequena cruz símbolo do cristianismo, as pessoas faziam visitas ao místico e silencioso cruzeiro. Este local sempre foi um desafio para os jovens, pois representava uma aventura para quem conseguisse subir por ser acidentado. Durante o mês de maio os jovens e as crianças levavam flores, rezavam, acendiam velas, pagavam promessa (vindo pessoas de outros Estados), colocavam seus santos como devoção e ao longo dos anos o cruzeiro veio a se tornar em uma romaria. Segundo o depoimento de pessoas da melhor idade, era costume colocar inclusive moedas e cédulas como compromisso de suas preces, e as crianças da cidade disputava os lucros, recolhendo tudo para suas despesas supérfluas. Não há nada escrito no cruzeiro, o que se sabe é através de informações de terceiros que a senhora Anália Tolentino teve um sonho em que mandava fazer um Cruzeiro na referida grande pedra, o que se tornou realidade.
Fonte: OLIVEIRA, Ailton da Costa. De volta as origens de Olho D’Água. João Pessoa: A UNIÃO, 2001; BEZERRA NETA,Rita. Olho D’Água: A princesinha do vale. João Pessoa; Persona, 2002.

Um comentário:

  1. Diomedes, uma curiosidade: o cruzeiro coninua recebendo visitas? Confesso que nas últimas vezes que fui a Olho D'água, não o visitei.
    Gostei das fotos.
    Coquita

    ResponderExcluir