sexta-feira, 10 de abril de 2009

Malhação de Judas






A Malhação de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas, introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses e que simboliza a morte de Judas Iscariotes. Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil, e mais especificamente em Olho D’Água, o boneco de Judas é colocado amarrado a um tamburete no meio de um círculo formado por pessoas sobre o qual coloca-se o seu jejum prestes a ser roubado pelos ladões (Homens forrados por várias peças de roupas) que são chicoteados pelos caretas. A brincadeira do juda era tradicionalmente organizda pelo senhor Sebastião Bezerra e realizada no centro da cidade, hoje, porém, continua sendo praticada em outras ruas da cidade.

Um comentário:

  1. Que bom saber que essa tradição ainda resiste. Quando ainda morava aí experimentei muitas vezes a ansiedade em assitir a malhação do judas e a emoção de quem conseguia ou não roubar seu jejum.

    Parabéns pela sua disposição em trazer pra nós a continuidade desses rituais, pois ao fotografá-los e publicá-los, de certa forma, vc etá colaborando para que esta não morra.
    Um forte abraço em todos!
    Coquita

    ResponderExcluir